quarta-feira, 17 de junho de 2009

Discurso de Paula Tomé na inauguração do UDPV em Benavente

Em 1º lugar, agradeço à Câmara Municipal de Benavente na pessoa do Sr. Presidente da Câmara, António José Ganhão, pela disponibilidade e pelo acolhimento dado a este projecto desde, eu não diria o 1º minuto, mas desde o 1º segundo. Agradeço à Escola Profissional de Salvaterra de Magos, em particular à Dra. Salomé, a ajuda preciosa que nos dá neste dia tão importante para todos, ao oferecer o Porto de Honra que vai ser servido no Foyer logo após este colóquio.E claro, agradeço muito a presença de todos.

Penso que, de uma maneira geral, todos me conhecem mas para quem não me conhece, chamo-me Paula e sou uma sobrevivente. Em Novembro, soube que tinha cancro da mama! A minha vida virou-se de pernas para o ar. Foram dias muito difíceis.Mas esses dias passaram. Organizei-me. E continuo a andar para a frente ainda com mais força e mais vontade.

No meio de todo este percurso aprendi uma coisa muito importante: aprendi que não podemos escolher como nos sentimos mas podemos sempre fazer alguma coisa. E é por isso que estou aqui hoje. Para que, todos juntos e com os que se juntarão, possamos fazer chegar a toda a gente a informação sobre o cancro.

Um Dia Pela Vida é um projecto da Liga Portuguesa contra o Cancro que pretende, num clima de festa, abraçar e envolver todos. Vamos falar de coisas sérias de modo divertido. Vamos, durante esta iniciativa, informar, alertar e educar para a prevenção e o rastreio. Vamos angariar fundos para que a Liga Portuguesa contra o Cancro continue o seu trabalho com os movimentos e associações que a integrem e que ajudam tanta gente com o seu voluntariado.

O que eu vos peço é que também sejam voluntários da Liga Portuguesa contra o Cancro. Vamos ajudar quem precisa. Vamos educar e informar a nossa comunidade. Vamos dizer a todos que há que estar atento aos sinais e que o diagnóstico precoce aumenta as hipóteses de sobrevivência. E vamos gritar alto e bom som que hoje em dia o cancro já não representa uma doença incurável.

Eu acredito que depois de Um Dia Pela Vida passar por Benavente nunca mais seremos os mesmos. Vamos ficar mais ricos e vamos sentir-nos abençoados por termos tido a oportunidade de ajudar o mundo a girar melhor.

Contamos com todos. Todos são importantes. Hoje sou eu, amanhã pode ser qualquer um e vamos todos juntos formar uma grande equipa e trabalhar por nós e pelos outros.

Obrigada. Um grande BEM HAJA!

Paula Tomé
06.06.2009

9 comentários:

  1. Tens um dom especial, todos nós sabemos há muito tempo! Parabéns, foste formidável e o teu discurso consegue transmitir-nos a energia positiva que tu, mesmo nos piores momentos, guardas. Não é necessário dizer para continuares assim, sempre optimista, porque isso é inato em ti. Estas iniciativas que a Liga promove, localmente, que não nas grandes cidades, são sempre de aplaudir, pois continua a existir dúvidas, questões que só assim poderão ser esclarecidas. A ti, a todas as outras nas mesmas condições e à Liga um Bem Haja.

    ResponderEliminar
  2. Adorei as tuas palavras.
    Judite

    ResponderEliminar
  3. A minha irmã é mesmo o MÁXIMO!
    Conceição

    ResponderEliminar
  4. Paulinha;
    As palavras que disse no dia do lançamento e tudo o que se passou de seguida com a inscrição dessa "multidão" de gente neste 17º UDPV feito em Portugal, mostram bem a magia que este projecto tem!!!! É muito bom fazer parte de um Movimento como este que aproxima as pessoas e as faz "acordar" para uma realidade que ainda é tão dura mas que nos faz acreditar que uma dia o cancro será vencido! E saberemos também que JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA NESTA LUTA CONTRA O CANCRO!!
    Como sobrevivente a esta doença já há 26 anos, agradeço de coração o apoio que nos dão nesta luta pela vida. Como Coordenadora deste Movimento dou-vos os parabéns pela dinâmica e energia imprimidas neste Um Dia Pela Vida.
    Abraços e abraços,
    Rita Teles Branco

    ResponderEliminar
  5. Paulocas. Só hoje tive oportunidade de ler o teu discurso, e ao contrários de outros que possam ter ficado surpreendidos, eu não me surpreendo com nada que tu possas fazer porque eu sei que és uma MULHER DE FORÇA. Fico orgulhos de seres para além de minha cunhada, seres uma grande amiga.
    Força.Tu vais vencer.
    Beijinhos grandes.
    Natália Vicente

    ResponderEliminar
  6. Paula,
    Tive o prazer de ouvir o discurso na apresentação do projecto, mas hoje ao lê-lo não consegui não voltar a emocionar-me.
    Sempre ouvi dizer, e hoje tenho a certeza que é verdade: "O que não nos derruba torna-nos mais fortes!!!"
    Da minha parte estou a fazer os possíveis para contribuir para o grande sucesso que esta iniciativa já está a ser.
    Que tudo corra bem.

    Um abraço cheio de força
    Ana Sofia CAniço

    ResponderEliminar
  7. Estes são os verdadeiros HEROIS! Os que lutam contram as injustiças da vida com todas as suas forças. Que não baixam os braços, que apesar de tudo nos fazem rir, contam piadas, fazem tudo para nos fazerem sentir bem ... São o exemplo da coragem e da força!
    És uma HEROÍNA Paula.
    Estamos contigo nesta luta.
    Um grande abraço
    Luis

    ResponderEliminar
  8. É bem verdade o que a Rita diz acerca da "magia" deste projecto e por isso foi com imenso gosto e alegria que aceitei o desafio que a Rita e a Cristina me lançaram de continuar a fazer parte dele.
    E é muito bom ter a sorte de conhecer e trabalhar com gente cheia de garra como a Paula.
    Um grande abraço
    Felipa Rocha Mendes

    ResponderEliminar
  9. Comadre
    "...Organizei-me..." Esta foi a palavra que gostei de te ouvir disser e que me deu alguma tranquilidade.

    sinto um grande orgulho de seres minha comadre e amiga.

    Maria joão parracho

    ResponderEliminar