sábado, 16 de janeiro de 2010

Ainda se lembra como tudo aconteceu?

No dia 6 de Junho de 2009 à tarde, no cine-teatro com lotação esgotada, foi apresentado o projecto da Liga Portuguesa Contra o Cancro, 17º Um Dia Pela Vida (UDPV), em Benavente.

O entusiasmo era geral. As expectativas eram muitas e o sucesso afigurava-se e veio a comprovar-se garantido.

A Paula Tomé, rosto do UDPV em Benavente, usava um lenço na cabeça e mostrava a confiança, a simpatia e a boa disposição, que manteve ao longo dos meses e até ao dia do encerramento deste projecto no nosso concelho.

Muitas equipas se inscreveram neste dia e continuaram a inscrever-se até ao prazo final, perfazendo 81!
As iniciativas começaram logo a surgir, em grande numero e difícil escolha. Todos os fins-de-semana aconteceram espectáculos com qualidade e divertimento. As "manas" Tomé sempre atentas e rápidas na sua divulgação e a Paula quase sempre presente e muitas vezes a correr de uns para outros.

A disponibilidade da Câmara Municipal para apoiar a realização destes eventos foi reconhecida e agracida por todos os que participaram.
A boa-vontade, solidariedade e participação dos artistas foi sempre de louvar.

O trabalho e entrega das equipas a esta causa não foi surpresa (sempre é Benavente!) mas foi notável e qualificado.

O dia 21 de Novembro foi a prova final, desde a arruada, à emocionante volta dos vencedores, à cerimónia das luminárias, aos caminhantes que nunca deixaram a pista vazia e ao palco sempre animado pelos inúmeros artistas, entre outras: melhor seria impossivel.

A tenda estava perfeita! As tasquinhas muito bem decoradas e com menús variados para todos os gostos. O cabeleireiro, a esteticista, as diversas vendas (desde a roupa, aos livros, às ervas aromáticas e chás, entre outras) sempre com movimento e animação.
Sem duvida o estado de espírito positivo e alegre que moveu este UDPV deveu-se, em parte, à excelente organização de tudo o que a ele respeita mas também à personalidade da Paula Tomé.

O seu bom humor, descontracção, determinação e energia foram sempre uma referência e motivação.


2009 foi um ano, sem dúvida, tocante para todos nós.


E perguntam vocês: Podia o UDPV ter acontecido em Benavente sem a Paula Tomé?


Podia! Mas não era a mesma coisa!!!



Que todos os vencedores, familiares e amigos tenham um excelente 2010!


E não se esqueçam ! O UDPV está em Abrantes até 20 de Março !








O Blog Um Dia Pela Vida em Benavente

7 comentários:

  1. Foi um projecto de todos nós e sem a nossa blogista de serviço, não passaríamos do anonimato! Parabéns Teresa! Parabéns Felisbela!

    ResponderEliminar
  2. Paula,

    Uma força da natureza que destrói montanhas e atravessa oceanos sempre com um sorriso na cara!
    Talvez por isso não tenha prestado atenção aos sinais… ou tenha fingido que não reparou neles… Quantas noites não dormiu? Quantas lágrimas chorou? Quantas vezes perguntou “porquê eu?”?
    Infelizmente, não é a única. Como ela existem muitos adultos e miúdos, brancos e pretos, católicos e outros que tais.
    Com a nossa força conseguimos minimizar-lhe o sofrimento. Se não o físico, pelo menos o psicológico. E isso é importante, mesmo muito importante!
    Um beijinho de todos nós.

    ResponderEliminar
  3. Paula, Mari Paula, Paulette ou Paulinha… tantas formas de chamar a mesma pessoa… Uma mesma Paula. 45 anos, casada, mãe de três filhos. Simpática, bem-disposta, calorosa e afável. Diz o que pensa, sem papas na língua… Gosta de um bom petisco, de mergulhar nas águas geladas da praia da Nazaré, do Carnaval, de viajar, de dançar, de apitar no seu “dois cavalos”, de dormir sem ter hora para acordar, dos Saldos... Gosta de rir, de brincar… mas quando lhe chega a “mostarda ao nariz”… uiii… não se cheguem ao pé dela…!
    Esta foi a Paula que, mesmo no final de 2008, sentiu o chão fugir-lhe dos pés… sem saber como nem porquê. Talvez não tenha prestado atenção aos sinais… ou tenha fingido que não reparou neles. Quantas noites não dormiu? Quantas lágrimas chorou? Quantas vezes perguntou “porquê eu?”. Quantas perguntas sem resposta… Só ela sabe.
    Passado o primeiro embate, a Paula (como boa ribateja) agarrou o touro pelos cornos! Se é para ser… então assim seja! E eu vou vencê-lo! E assim foi! Exames, e mais exames, tratamentos e mais tratamentos, mês após mês, tudo foi caminhando. Não foi fácil, não senhor… por muito boa onda que se tenha, não é nada fácil. Mas a Paula conseguiu! O caminho foi trilhado por ela, mas temos a certeza que foi acompanhada por muita gente, com a força de cada um de nós conseguimos minimizar-lhe o sofrimento. Não o sofrimento físico, mas pelo menos o psicológico! E isso foi importante, muito importante!
    Infelizmente, não é a única. Como ela existem muitos adultos e miúdos, brancos e pretos, católicos e outros que tais. Tantos e tão diferentes… mas na realidade… todos iguais. Todos passam pelo mesmo, todos trilham o seu caminho e todos precisam de apoio.
    Parabéns Paula!

    Guigas

    ResponderEliminar
  4. Bem...deixaram-me sem palavras ! O que não é mesmo nada fácil e claro tenho aqui não uma, mas várias lágrimas não só no canto do olho ,mas mesmo nos dois olhos que teimam em descer pela minha carita laroca !!!!
    Esta foi a melhor "homenagem" que me poderiam fazer! Fantástico!
    Mas que grande surpresa!Essas cabecinhas não páram!
    E dizer que não me mereço tanto? Claro que mereço. Mereço ter todos os amigos a que se tem direito ! E eles também merecem! E merecem saber que sem eles a minha caminhada pela vida seria muito mais dificil e triste.
    Aos meus amigos desejo o mesmo que desejo para mim. Eles são extraordinários, senão não seriam meus amigos, que eu dispenso gente que não presta!
    Obrigada, obrigada, obrigada
    Vocês é que me dão força para atravessar esta malvada doença.
    Às vezes acho que o pior já lá vai, outras penso que nunca mais acaba. No fundo as duas são verdade. Mas o mais importante é a certeza que tenho: Os amigos e a familia são o nosso bem mais precioso. E com a vossa ajuda tento fazer da minha vida um caminhada feliz!
    Queria dizer muito muito mais, mas acho que por mais que fale nunca conseguirei dizer o quanto fiquei feliz e emocionada ao deparar-me com esta surpresa.
    Um abraço muuuuiiito apertadinho para todos os meus amigos.
    E acham que podia viver sem vocês ?
    Podia... mas não era a mesma coisa!
    É um previlégio ter tão bons amigos.
    É super, hiper, mega fantástico viver a vida ao vosso lado!
    Beijos
    Paula Tomé

    ResponderEliminar
  5. Mari Paula,

    É um previlégio ter uma amiga assim! Tens Uma força extraordinaria que te leva à Luta, que ajudas quem precisa. És uma grande Vencedora com um coração muito GRANDE. Sempre lutaste também pelos outros. Continua Paula o mundo precisa de ti!
    E é mesmo assim Paula quem dá... recebe! Tu vais receber muito, pode não ser o euromilhões... mas amizade, apoio, amor, felicidade e muito mais receberás concerteza.

    Um grande abraço.
    Luis

    ResponderEliminar
  6. AMIGA PAULA SINTO-ME EMOCIONADA POR TUDO O QUE LI, MAS TENHO A CERTEZA QUE É TUDO MERECIDO. PORQUE É BOA AMIGA,BOA COMADRE E UM SER HUMANO FORA DE SÉRIE. A NATUREZA VAI ENCARREGAR-SE, JUNTAMENTE COM A MEDICINA E A FORÇA DA AMIZADE ULTRAPASSAR ESTE PEDREGULHO QUE SURGIU NO SEU CAMINHO.BEIJOS

    ResponderEliminar
  7. Que Saudades de UDPV !

    ResponderEliminar